Você já parou para pensar sobre a importância do colchão para o bem-estar e a qualidade de vida?
Um brasileiro médio passa 23 anos, 9 meses e 7 dias de sua vida dormindo. Um tempo mais que suficiente para se ter a clara noção de quanto é importante ter um colchão à altura – e na medida certa. Ou seja, a pessoa passa, pelo menos, um terço da vida na cama.
Os números são carregados de magnitude. Aliado a isso, também proporciona espanto e, ao mesmo tempo, responsabilidade com um produto tão importante para todos os dias – e, principalmente, para as noites.
Trata-se de um recanto de descanso depois de mais um dia e, por consequência, colabora na preparação para a jornada do dia seguinte. Afinal, a qualidade do sono está diretamente ligada à de vida. Do bom descanso dependem a saúde mental, física e a disposição.
Atender a tudo isso é uma espécie de missão da Carneiro Colchões, fábrica absolutamente familiar localizada em Curitiba, no Paraná, que produz artesanalmente esses produtos desde 1984, dando ainda mais intimidade a um item que possui esse caráter.
O colchão é feito especificamente para o biotipo, perfil de sono e estilo de vida de cada pessoa. Os produtos são feitos um a um por artesãos experientes, que utilizam os melhores materiais por categoria, considerando, inclusive, fatores específicos, como o biotipo de cada pessoa do casal, ou se dorme com crianças ou animais na mesma cama.
“No sono, o corpo e a mente se recuperam dos desgastes do dia. Da coluna até a saúde mental, todo o bem-estar do ser humano é dependente de uma ótima qualidade de sono. Saúde física e mental dependem completamente do fato de dormir bem. Dessa forma, o produto é pensado e produzido do início ao fim considerando a qualidade de sono específica de cada usuário, fato impossível em grandes linhas de produção padronizadas”, explica Jarbas, proprietário da Carneiro Colchões.
Desgaste do colchão
Apesar dos tipos de colchões existentes (caso de solteiro para adultos, para casais ou para crianças), todos os tamanhos apresentam desgaste relativamente uniforme durante a vida útil do produto.
Marcas industriais tendem a reduzir custos em componentes que ficam na parte interna do colchão que não são visíveis ao cliente, mas que, sendo de menor qualidade, se desgastam mais rapidamente.
Atender ao biotipo de cada cliente é o compromisso da Carneiro Colchões. E, para isso, é necessário o envolvimento, simbolizado pela produção individual de cada colchão. Desta forma, os artigos saem de fábrica com alto padrão de qualidade, criando uma tradição tão sólida quanto a da própria família Carneiro nos negócios: a de clientes satisfeitos.
Vale destacar que a relação com o cliente é acentuada também no momento que a garantia de fábrica é acionada, o que é raro. O comprador é prontamente atendido, com o mesmo atendimento da hora da venda e toda a atenção necessária com relação ao problema, possibilitando pronta resolução de eventuais defeitos de fabricação, igualmente raros de ocorrer.
Problemas do sono
Todos os produtos da Carneiro Colchões Artesanais são feitos para atender as necessidades da pessoa específica que dormirá neles. Contudo, entre cada linha de produtos há variações entre percepções de conforto, toque, amortecimento e atendimento às necessidades ergonômicas. Soma-se a isso o acréscimo ou redução de itens de luxo que proporcionam um sono ainda mais agradável.
“Dessa forma, é necessário escolher pessoalmente. Deitando-se por algum tempo nas diferentes opções de linha para ter uma sensação mais aproximada do que é realmente ter o produto no dia a dia”, recomenda Jarbas.
Dentro dessas especificidades, forma-se também o perfil do interessado em adquirir um colchão sob medida. É bem variado, mas algo naturalmente as une: são pessoas cansadas de ter uma má qualidade do sono e que sofrem com problemas de saúde acentuados por dormir mal.
“Dessa forma, adultos acima dos 30 anos têm maior propensão a interessar pelo colchão artesanal. Como tradicionalmente as mulheres têm maior tendência a reforçar cuidados com a saúde e aparência, elas também costumam ser maioria nos pedidos de orçamento”, observa.
Falando em problemas ligados ao sono, a insônia é algo que acompanha a vida de muitos e, às vezes, o problema pode estar em um colchão que não está adequado para o biótipo dela. Há um jeito de se encontrar um produto ideal para esta e qualquer situação que atrapalhe o descanso.
“O ideal é ter um colchão artesanal produzido com base no diagnóstico do sono. Se houver prescrições clínicas ligadas ao tema, é importante que isso seja conhecido nesse diagnóstico”, recomenda Freitas. “Optando pela Carneiro Colchões Artesanais, não é necessário qualquer esforço para encontrar o colchão ideal. Afinal, ele será feito especificamente para a pessoa em questão, agregado em mais ou menos itens de conforto conforme a preferência definida ao testar nossas diferentes linhas”, concluí Jarbas.